Versão Mais Recente
Data de lançamento: 27 de Maio de 2017
Disponível para: Android, Windows, iOS, Blackberry, Meego/Harmattan, Symbian, Pandora, MacOSX e Linux
Download da última versão: baixe aqui
Os tutoriais de configuração disponíveis aqui no blog já estão um pouco desatualizados, então decidi criar um novo explicando o que faz cada uma das principais configurações do PPSSPP, não explicarei todas para evitar que o post fique enorme, apenas as importantes, as que realmente podem afetar o desempenho ou a qualidade gráfica.
Resolução de renderização: Caso esteja usando a opção Renderização com buffer, você poderá alterar a resolução do gráfico. 1xPSP é a resolução nativa do jogo, 2xPSP é duas vezes a resolução nativa, e assim sucessivamente. Auto (1:1) irá alterar a resolução do jogo para a mesma resolução da tela do seu dispositivo/computador ou para o tamanho da janela (caso jogue em modo janela), porém nem todos os jogos funcionam bem com essa opção. Claro que para altas resoluções é necessário ter uma placa de vídeo mais rápida.
Configurações de Gráficos
API gráfica: Aqui você seleciona a API gráfica que seu emulador irá usar. Você pode escolher Direct3D 9, OpenGL ou Vulkan (nas versões BETA). Geralmente o DirectX é mais rápido do que OpenGL, mas o PPSSPP é tão leve que você não perceberá muita diferença. O Vulkan está em estágios experimentais, ele será ainda mais rápido que DirectX e OpenGL quando for totalmente implementado, o propósito dele é deixar o emulador mais rápido no Android, mas isso ainda vai demorar um pouco. Por enquanto só é possível testa-lo no PC. No Android ainda não é possível alterar, no PC recomendo escolher entre Direct3D 9 ou OpenGL, use a que achar melhor.
Modo: As duas opções principais são "Renderização com buffer" e "Pular efeitos de buffer". A opção "Renderização com buffer" irá exibir todos os efeitos gráficos originais do jogo, já a outra opção irá pular vários efeitos deixando o gráfico como se fosse no "low", deixando a emulação mais rápida em dispositivos mais lentos, mas atenção, essa opção pode não funcionar em alguns jogos, você só ouvirá o som e verá uma tela preta. As outras duas opções não mexam, só irá deixar o emulador mais lento.
Pulo de quadros: Aqui é o famoso "frameskipping", essa opção, se ativada, pulará alguns quadros de imagem fazendo com que o jogo pareça mais rápido, dependendo da quantidade de quadros que você pular, o jogo ficará "pulando", o que pode não ser muito satisfatório, e pode até atrapalhar. Recomendo usar apenas se realmente estiver tendo problemas de velocidade.
Pulo de quadros automático: Essa opção ajusta automaticamente a quantidade de quadros que devem ser pulada.
Forçar 60 FPS ou menos: Se ativar essa opção os FPS não passarão de 60. Ela foi criada porque existe um bug nos jogos God of War , os FPS "voam" acima do 60, consumindo muito recurso do processador e fazendo a velocidade de emulação ficar lenta.
Shader de pos-processamento: Você pode brincar com alguns shaders que aplicam efeitos diferentes nos gráficos dos jogos, efeitos de cores, efeitos que melhoram a imagem, entre outros. Eles podem pesar um pouco na emulação. (Só funciona com Renderização com buffer)
Editar layout da tela: Aqui você pode ajustar a posição e o escalonamento da imagem na tela.
Resolução de renderização: Caso esteja usando a opção Renderização com buffer, você poderá alterar a resolução do gráfico. 1xPSP é a resolução nativa do jogo, 2xPSP é duas vezes a resolução nativa, e assim sucessivamente. Auto (1:1) irá alterar a resolução do jogo para a mesma resolução da tela do seu dispositivo/computador ou para o tamanho da janela (caso jogue em modo janela), porém nem todos os jogos funcionam bem com essa opção. Claro que para altas resoluções é necessário ter uma placa de vídeo mais rápida.
Mipmapping: Pode melhorar a qualidade da imagem sem reduzir o desemepenho. Mas não funciona em todos os jogos, gerando bugs em alguns.
Transformação por hardware: use o hardware do seu telefone para processar alguns efeitos gráficos de iluminação, o resultado será melhor visualmente além de ser mais rápido do que via software.
Envelope por Software: Usa técnicas avançadas no hora de fazer os desenhos 3D, melhorando o desempenho em alguns jogos (Tekken 6, por exemplo).
Cache de Vertex: Pode ajudar um pouco na velocidade, mas também pode causar bugs em alguns jogos.
Cache de textura preguiçoso: Evita que o emulador fique verificando os módulos antigos de cache, evitando alguns bugs também. Pode melhorar o desempenho.
Reter texturas modificadas: Funciona como um cache de textura secundário que ajuda alguns jogos, mas pode atrapalhar outros.
Opções de Escala de Textura: Nas opções desse sub-menu você poderá melhorar o escalonamento das texturas, melhorando a qualidade e minimizando algumas imperfeições. Você poderá alterar o nível de escala e o tipo de escala. Você pode ver mais sobre o assunto aqui. Caso se interesse em usar, faça o teste e escolha a que achar melhor.
Opções de Filtro de Textura: Outra opção que ajuda na qualidade da imagem, recomendo usar o Filtro Anisotrópico em 16x para melhor qualidade das texturas. Você também pode mexer nas outras opções, mas terá que fazer o teste para ver a que melhor te agrada.
Hack de Temporizador: ele "hackeia" a velocidade do jogo dando a impressão de que o jogo está rodando na velocidade máxima. Não funciona em todos os jogos, pode causar bugs.
Desabilitar tesde de alpha: Pode melhorar um pouco a velocidade desativando alguns efeitos gráficos, principalmente em GPUs PowerVR.
Desabilitar teste de Stencil: Melhora a velocidade no jogo Star Ocean.
Escrita em profundidade sempre: Desativa efeitos gráficos mais pesados deixando o jogo mais rápido.
Hack de coordenada de textura: Ajuda em jogos que se beneficiam da opção "Envelope por Software".
Reduz resolução dos efeitos (reduz artefatos): Não sei bem o que faz, mas no próprio nome já diz que reduz artefatos, então pode ajudar quem tem tal problema.
Mostrar Contador de FPS: Aqui você ativa ou desativa o contador de FPS na tela, e também o medidor de velocidade de emulação, quando 100% = Velocidade normal (caso a velocidade esteja abaixo de 100%, quer dizer que a emulação está lenta).
Configurações de Áudio
Nesse menu você pode habilitar/desabilitar o áudio do emulador, controlar o volume interno, mudar a API de áudio (pode melhorar/piorar o desempenho), diminuir/aumentar a latência (latência enquanto menor, melhor) e sincronizar o áudio com a velocidade do jogo. Existe também um hack mais abaixo que ajuda no jogo Dead or Alive: Paradise.
Configurações de Controle
Nesse menu você pode ajustar o mapeamento do controle no seu teclado ou controle (de Xbox 360, PS3, etc.), ativar/desativar os controles touch na tela, caso use os controles touch, poderá alterar o layout, o estilo, a transparência dos botões, criar combos, entre outras opções mais avançadas.
Configurações de Rede
Esse menu configura o PPSSPP para jogar em rede (online). Você pode encontrar tutoriais de como configurar aqui no Blog ou no fórum oficial, no próprio menu existe um link que te direciona para o fórum.
Ferramentas
Nesse menu você pode gerenciar seus Saves e Savestates, ver informações do sistema e acessar o menu de desenvolvedor.
Configurações do Sistema
Memória Rápida: Melhora a velocidade evitando verificações de memória, mas pode causar vazamento de memória quando existem muitas informações para serem processadas, isso fará que o emulador trave.
Executar em múltiplas tarefas: É uma opções experimental que tenta utilizar mais de um núcleo do processador para agilizar a emulação, isso não quer dizer que vai melhorar o desempenho em processadores com mais núcleos, ainda está em estágio de testes.
I/O em tarefas separadas: executa a entrada/saída (In/Out = I/O) de arquivos em núcleos separados.
Método de I/O timing: você escolhe o modo de entrada e saída de arquivos, o modo padrão é o "Rápido", mas se seu armazenamento for lento, terá bugs.
Mudar Clock da CPU do PSP: Nessa opção é possível alterar o clock da CPU virtual do emulador, o clock padrão do PSP é 222Mhz, é possível fazer o overclock para 333Mhz, o que faz com que alguns jogos rodem a 60 FPS em vez de 30, no emulador você pode colocar a quantidade que quizer entre 1 e 1000. Se você deixar em 0, o próprio emulador irá ajustar o clock. Clocks mais altos pesam mais no processador, clocks mais baixos interferem na velocidade dos jogos. Para saber mais sobre essa opção, leia esse post.
Existem outras opções que não alteram o desempenho, então não irei cita-las aqui, são funcionalidades do emulador.
Aqui encerra esse post, se tiver alguma dúvida deixe seu comentário.








Nenhum comentário:
Postar um comentário